Por que utilizar

Estabprot é uma solução projetada para proteger seus equipamentos e instalações elétricas contra surtos elétricos e transientes de energia. Ele oferece proteção contra cerca de 90% das ocorrências mais comuns que causam prejuízos. Veja algumas:


- Subtensão e sobretensão
- Sobrecarga
- Controle de potências
- Curto-circuitos
- Quedas de fase
- Descargas atmosféricas
- Proteção de descargas residuais (DR)
- Medição e registro de eventos e consumo
- Timers de ativações/desativações programadas
- Monitoramento com alertas remoto
- Configuração e parametrização remota

E a melhor de todas: tem a estabilização de tensão conforme o modelo escolhido, que vai ajustar a tensao de saida do circuito para uma tensao ESTÁVEL independente das oscilações e variações que temos no fornecimento de energia eletrica pelas concessionárias!

E o que mais precisar sob demanda...


No entanto, embora sejam varias proteções disponibilizadas, ele sozinho não cobre todas as situações, especialmente aquelas relacionadas à qualidade da energia elétrica ou falhas de montagem e circuitos. Por isso, não podemos garantir proteção completa contra todos os transientes possíveis, mas sim para as principais e mais comuns que representam grandes perdas financeiras.
Essas poucas exceções geralmente estão ligadas a falhas da qualidade da energia elétrica em uso ou falhas de montagem ou de circuitos, não sendo possível garantir proteção plena aos equipamentos ali conectados.


Exceções e Limitações de proteções
Certos eventos, como a geração de harmônicas/distorções harmônicas, e até falhas de conexões ou terminais, ou a falta de eficiência de neutro ou aterramento podem causar danos aos equipamentos conectados e que precisam ser identificados com ferramentas específicas e que normalmente são restritas a profissionais especialistas, para só entao poderem ser corrigidos.

Vamos falar dos 2 principais conjuntos de ocorrencias que podem danificar seus equipamentos:

1. Falhas de circuitos ou dispositivos e outros equipamentos

Falhas na rede de distribuição em circuitos de Neutro, Fase, aterramento, BEP, seção de cabos, terminais e conexoes, .etc,
Falha em dispositivos conectados como transformadores, estabilizadores e/ou de proteção DPS e DR,
Falha de equipamentos/dispositivos funcionais como tensões ou cargas geradas por equipamentos ou seu componentes, como usinas fotovoltáicas ou geradores de energia conectados a rede/circuitos
É importante destacar que tratam-se de falhas de componentes de origem mecânica ou de aplicação, na maioria ocorrem de forma isolada e que demandam rastrear todo um circuito, e só é minimizado com a verificação correta das montagens e instalações feitas e com manutenções preventivas regulares afim de evita-las.

2. Distorções Harmõnicas

Pela norma NBR5410 a tolerância para distorção harmônica total (THD) em redes é de até 8% para se garantir a qualidade da energia elétrica fornecida, e nada mais são do que “componentes de frequência” múltiplas da frequência fundamental (60 Hz no Brasil) e surgem nas instalações elétricas devido à presença de cargas não-lineares e podem causar diversos problemas em instalações elétricas, como:
* aquecimento excessivo em transformadores, motores e condutores.
* interferir no funcionamento de equipamentos eletrônicos sensíveis.
* Reduzir a vida útil de componentes dos equipamentos e dispositivos afetados.
* Podem causar ressonância em circuitos elétricos, levando a sobretensões.

É aqui onde ocorre o problema na prática, pois é conduzida uma tensão “extra” através do neutro e soma-se a tensão existente, levando a queima de componentes elétricos e eletrônicos por sobretensão!

 Esses problemas podem ter origem:
Externa: Na rede da concessionária, antes do seu medidor.
Interna: Após ou no seu medidor, devido a falhas nos circuitos, aterramentos ineficientes ou equipamentos que geram harmônicas.
Exemplos: inversores de frequência, ar-condicionados VRF/VRV, motores com tecnologia Inverter, inversores solares, fontes chaveadas, entre outros. Até mesmo quando você tem um grande número de dispositivos predominantemente eletrônicos de corrente contínua, no circuito,  promovem o aumento das distorções harmônicas.

Podem surgir logo após a instalação de novos equipamentos (residência nova por exemplo) ou ao longo do tempo de forma mais sutil. Para evitar essas situações, recomendamos:
Chamar um técnico para verificar qualquer anomalia, e sendo detectado não solucionado, solicitar uma análise de qualidade de energia, para identificar a causa.
Solicitar uma avaliação técnica de “entrega” da rede em novas instalações, com avaliação detalhada de todos os circuitos, dispositivos e fechamentos, dimensionamentos de fiação aplicados, aferição de tensões (F-N-T) e eficácia do aterramento em cada um dos pontos, do medidor e em todas as ligações eomadas para evitar essas ocorrências iniciais.

O que podemos fazer para ajudar a resolver essas ocorrências?

Avaliação Técnica de Rede, Circuitos e Dispositivos
Podemos efetuar de forma complementar a avaliação técnica de entrega da rede/circuito elétrico em sua residência, com emissão de relatório final com fotos, medições aferidas e os relatórios de correções promovidas ou necessárias para que não venha a ter danos causados por “pequenos” detalhes não observados na montagem de seus circuitos.
Esse serviço é muito efetivo pois o seu custo é relativamente baixo ao se comparar com o potencial de danos possíveis por inobservância de detalhes do projeto, nas montagens e fechamentos de tomadas, parafusos “folgados” em dispositivos, etc., inversão de terra, terra ineficiente, segmento subdimensionado, etc., e que causam problemas não apenas de forma imediata, mas vão causar danos a médio e longo prazo a esses dispositivos e equipamentos.
Posteriormente após o dignóstico apresentamos as ações necessárias para as correções adequadas a cada situação, sejam ajustes simples, aplcia~]a ode estabilizadores/trasnforamdores, mnitores, filtros ativos ou passivos, isolamento de neutros, correção de aterramentos, segmentar circuitos, etc.

Certificação de Qualidade de Energia
Caso deseje, podemos realizar e emitir uma certificação de qualidade de energia, tanto com aferições de circuitos isolados como também em conjunto com o Estabprot para  aferir e atestar todas capacidades e tolerâncias das funcionalidade que estão sendo entregues por ele na instalação em especifico.
Recomendamos contratar essa análise, para que na instalação e inicialização do Estabprot, tenha as medições e aferições mais completas da locação, conforme processo sugerido a seguir:

1. Medição Inicial
Instalação do Equipamento: Um equipamento de medição calibrado será instalado na entrada da residência.
Coleta de Dados: Serão coletadas amostras da energia fornecida, incluindo geração de harmônicas e registros de surtos.

2. Análise Inicial
Laudo de Qualidade de Energia: Será emitido um laudo detalhado com a análise da qualidade da energia entregue na entrada da residência, identificando quaisquer anomalias.

3. Uso da solução Estabprot
Instalação do Estabprot: Após a análise inicial, a solução Estabprot será ligada para melhorar a qualidade da energia fornecida e proteger suas instalações e equipamentos.

4. Medição Pós-Instalação
Nova Coleta de Dados: Após a instalação do Estabprot, serão coletadas novas amostras de energia na saída do estabilizador.
Comparação de Dados: Os dados coletados serão comparados com os dados iniciais para avaliar a eficácia do Estabprot.

5. Laudo Final
Relatório de Qualidade de Energia: Um engenheiro elétrico emitirá um relatório detalhado, comparando a condição da energia antes e depois da instalação do Estabprot.
Limites e Faixas de Atuação: O relatório incluirá os limites e faixas de atuação do Estabprot, margens aferidas e grau de proteção, além de ressalvas sobre quaisquer problemas persistentes.

6. Custo da Certificação
A certificação de qualidade de energia tem um custo adicional e pode ser realizado sempre  "in loco" e preferencialmente após a montagem e instalação do sistema Estabprot.

7. Benefícios da Certificação
Garantia de Qualidade: Assegura que a energia fornecida à residência está dentro dos padrões de qualidade.
Identificação de Problemas: Detecta e documenta quaisquer problemas na qualidade da energia fornecida e em circuitos internos.
Eficácia do Estabprot: Avalia a eficácia do estabilizador na melhoria da qualidade da energia.
Relatório Detalhado: Fornece um relatório técnico detalhado, emitido por um especialista, útil para futuras referências e manutenções.
 

Outros recursos:
Utilizando-se de vários dispositivos elétricos (controladores, disjuntores, reles, monitores de corrente e tensão, IDR, DDR, DPS, etc.) e com o dimensionados adequado para cada demanda de forma modular e de acordo com os espaços
disponíveis, pode ser instalado para toda uma rede de distribuição, para um grupo ou para a proteção individual de equipamentos promovendo a proteção contra surtos elétricos transientes protegendo de:
Sobretensão e subtensão
Sobrecorrente e subcorrente
Limites operacionais de tensão
Limites operacionais de corrente
Limites operacionais de potência.
Proteção contra fugas e choques (DR) *Modelos L2 e L4.
Proteção para surtos atmosféricos (DPS) classe 2 ate 40Ka/275V *Modelos L3 e L4.E ainda possui:
Proteção contra curto circuitos - conforme carga dimensionada.
Desligamento pleno / “circuit break” (F+N / F+F)
Filtro de linha
Histórico de registros de eventos, atua como interruptor e monitoramento remoto.